sexta-feira, 12 de março de 2021

Procon/CM em parceria com PROCONSBRASIL realiza mutirão online de renegociação de dívidas


No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Campo Mourão, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), realizarão o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março de 2021, e acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos: 
www.consumidor.gov.br



“Preocupados com a quantidade de pessoas que devido a pandemia do coronavírus não estão conseguindo pagar suas dívidas, nós do Procon de Campo Mourão acionamos a PROCONSBRASIL que programou com a FEBRABAN, a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira” disse Sidnei Jardim, secretário executivo do Procon.


A ação dos órgãos de defesa do consumidor terá o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.


Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.


“Articulação visa promover condições de que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação do seu nome para que nessa pandemia continuem tendo crédito “na praça” para manter sua família” afirma Sidnei Jardim.


Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.


No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon de Campo Mourão, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag:  #MutiraoProconsBrasil


Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado. (Da Redação)

SERVIÇO
Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
De 15/03 a 31/03
Através do site www.consumidor.gov.br 
Publico: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias


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