terça-feira, 9 de março de 2021

Coleta Seletiva intensificada em tempo de pandemia


A pandemia do coronavírus trouxe não apenas o vírus, mas muitos outros desafios, como o distanciamento social, nos impondo um novo estilo de vida, com trabalhos e aulas “home office”, serviços de delivery e compras online. Em vista disso, se destaca uma maior geração de resíduos, causados pelo aumento da produção de embalagens, bandejas, copos, talheres e outros produtos descartáveis, além dos frascos de álcool em gel, que em sua maioria são feitos de plástico. Desta forma, o Município de Campo Mourão, por meio da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Seleta, realiza um trabalho semanal, nos bairros da cidade, com presença também na área rural, com a coleta seletiva.

Como o resultado de todo este cenário atual é um enorme acúmulo de materiais, como isopor, plástico, papel e papelão, a realidade pede atenção quanto aos novos hábitos, ao se tratar de destinação final ambientalmente adequada – a reciclagem precisa ser intensificada. É preciso separar o que é resíduo do que é lixo. O resíduo tem valor econômico e social, já o lixo é o que não é mais aproveitado; e o resíduo é reciclável, envolvendo o trabalho de cooperativas e gera renda, principalmente aos mais vulneráveis. 

Algumas formas corretas de descarte para que os resíduos recicláveis possam ter seu aproveitamento: nunca mande material sujo e úmido, para que o material não exale mau cheiro nos pontos de reciclagem, caso contrário pode atrair insetos e acabar colocando em risco a saúde dos profissionais da reciclagem; esvazie garrafas e recipientes de plástico, vidro ou metal (não coloque outros materiais ou objetos dentro dele, como bitucas de cigarros); e os materiais perfurocortantes e outros objetos pontiagudos devem ser enrolados em jornal ou colocados em caixas de leite ou embalagens, identificadas (cuidado, vidro), antes de dispor para a coleta, para evitar acidentes. Além disso, é aconselhável que não se destine papéis sujos como guardanapos ou papéis higiênicos para reciclagem. Para os demais papéis, que se evite amassar, rasgar ou molhar. (Da Redação)

Confira os roteiros da coleta seletiva em Campo Mourão

Quarta-feira e Sábado - (Azul)
Centro, São Pedro, Curitiba, São Sebastião, Santa Nilce I, Vila Urupês, Zoraide, São João, Paraíso do Campo, Joana D'Arc, Villaggio Trombini, Aurora, Ana Elisa, Constantino, Antonio Toledo Silveira, Vila Guarujá e Distrito de Piquirivaí.

Segunda e sexta-feira - (Laranja) 
Conrado, Isabel, Três Marias, Maria Clara, Ilha Bela, Brasília, Corinthians, Nossa Senhora Aparecida, Albuquerque, San Marino, Kimberlim, Village das Hortênsias, Parigot de Souza, Paulista, Aeroporto, Flor do Campo, Condor, Vila Nova, Montes Claros, Diamante Azul, Tropical I e II,  Avelino Piacentini,  América, Silvana, José Richa,  Esperança, Mário Figueiredo, Batel, Santa Cruz, Modelo, Cidade Nova, Santa Nilce II, Mundo Novo, Verdes Campos, Alvorada, Bandeirantes, Piacentini, Cidade Alta, Antilhas,  Primavera, Serrado do Campo e Cj. Milton de Paula Xavier.
 
Terça e quinta-feira - (Rosa)
Lar Paraná, Cohapar, Copacabana, Cidade Alta II, Ipanema, Araucária, Capricórnio, Botânico e Flora.  Bairros atendidos: Laura, Flórida, Country Clube, Vila Teixeira, Lourdes, Shangrilá, Flora I e II, Gutierrez,  Vitória Régia, Residencial do Lago, Araucária, Casali, Botânico, Marino Emer, Maia I e II,  Capricórnio, Copacabana, Orly, Vila Rio Grande, Tomasi, Lopes, Voidelo, Ione,  Alcântara,  Horizonte, J Kennedy, Cidade Verde, Vitória, Lar Paraná, Europa, Vila Cândida,  Indianópolis, Pio XII, Milton Luiz Pereira, Tancredo Neves, Mendes, Parque Verde,  Acácias, São Francisco, Maria Barleta, Ipê, Damasco, Fernando, Paulino, São Luiz e Parque Industrial.
 
Frequência Mensal:
Barreiro das Frutas, Boa Esperança, Vila Rural, Usina Mourão Alto Alegre, Santa Lúcia e São Benedito.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário