quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Em Campo Mourão, Saúde conscientiza sobre prevenção do suicídio


Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, neste 10 de setembro, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foram orientados a usar camiseta da campanha Setembro Amarelo. A chefe do Departamento de Serviços e Ações em Saúde, Suelen Lima, ressaltou que em razão da pandemia, o principal foco foram os profissionais da área dentro da proposta “cuidar de quem cuida”.

Um vídeo gravado pela psicóloga Vivan Magalhães da Rosa com uma reflexão sobre saúde mental também foi distribuído nos canais de comunicação. No próximo dia 25 de setembro será realizada uma reunião com funcionários do departamento de saúde mental para tratar do tema.

“É importante lembrar que esse trabalho preventivo é permanente. No mês de setembro apenas é dada mais ênfase em razão da campanha nacional. Como não é possível realizar eventos por conta do isolamento social, optamos por essas ações”, justifica Suelen. Ela ressalta que a situação de pandemia fez aumentar ainda mais o número de atendimentos. 

“Pelo Cis-Comcam também dobrou o número de psicólogos, onde encaminhamos pacientes, além dos profissionais que já atendem pelo Município”, acrescenta. Os setores de atendimento à saúde mental da Secretaria de Saúde são o CAPs II (referência para depressão grave e ideação suicida), o CAPs-AD e o Ambulatório de Saúde Mental. O atendimento presencial é realizado das 7h30 às 13h30. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. 
(Da Redação)

Telefones de atendimento: 
CVV (Centro de Valorização da Vida) – 188
CAPs 2 (Centro de Atenção Psicossocial) – 3525-5631
Ambulatório de Saúde Mental – 3529-1740


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário