sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Vacina contra o sarampo vai até dia 31 e tem baixa procura


Termina na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, a campanha de vacinação contra o sarampo. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que qualquer pessoa entre seis meses e 59 anos que não tenha certeza, ou não possua documentação que comprove que tomou as doses da vacina, se desloque até uma unidade de saúde para colocar em dia a vacinação. 

“Entre o calendário vacinal estão doses de outras vacinas, por isso é importante a pessoa levar a carteirinha para atualização”, explica o chefe da Vigilância em Saúde, Carlos Bezerra. Ele afirma que a procura pela vacina durante a campanha foi baixa em relação ao público estimado.

A vacinação será no horário de atendimento das unidades de saúde. Pela manhã vão atender as UBS dos bairros Cidade Nova, Modelo, Tropical, Cohapar, Lar Paraná, Piquirivaí, Vila Guarujá e CSU. À tarde no Alvorada, Paulista, Damferi, Copacabana e Pio XII. “Para o atendimento é importante lembrar que devem ser obedecidas as normas de prevenção a Covid-19, com uso de máscara e higienização”, reforça Bezerra.

Ele lembra que o Paraná ficou sem registro da doença por mais de 20 anos. “Como as pessoas não estavam mais habituadas com a preocupação em relação ao sarampo, muitos deixaram de se vacinar e de cumprir o cronograma de doses de imunização. Isso deixou a população mais vulnerável ao vírus, que voltou”, explica.

De agosto de 2019 até 19 de agosto de 2020 o Paraná registrou 1.870 casos confirmados de sarampo. “A vacinação é de extrema importância para encerrarmos esse surto de sarampo em curso”, acrescenta Bezerra. (Da Redação)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário