quarta-feira, 3 de junho de 2020

Campo Mourão terá sistema inovador de monitoramento por câmeras

Da Redação

O Município de Campo Mourão vai adotar um sistema de monitoramento compartilhado de câmeras de segurança, inicialmente em 240 pontos estratégicos da cidade. O contrato com a empresa de softer, vencedora da licitação, foi assinado na manhã desta quarta-feira (3), no Paço Municipal. O serviço vai custar R$ 219,8 mil.

“É um projeto que vai ajudar os órgãos de segurança da cidade com a disponibilização de imagens acopladas numa plataforma. Um conselho, formado por representantes desses órgãos vai decidir onde instalar essas câmeras, quem terá acesso e de que forma”, explica o empresário André Cardeal Santana, proprietário da empresa.

A empresa contratada prestará apoio na instalação e configuração das câmeras e também colocará no sistema as mais de 3 mil câmeras que já tem na cidade. A plataforma contará com funcionalidades que utilizam inteligência artificial para reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, identificação de objetos, entre outros.

“É uma metodologia bastante avançada e inovadora, uma vez que usaremos também das estruturas que as pessoas já tem nas empresas ou residências para beneficiar toda a sociedade”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Facco. 

A ideia surgiu em 2017, quando o secretário representou o Município em um evento sobre cidades inteligentes em Curitiba. “Tivemos contato com essa tecnologia que já funcionava em caráter experimental em Santa Catarina. Começamos a conhecer algumas cidades que adotaram esse modelo e então fizemos o processo licitatório com parâmetros definidos por representantes de órgãos de segurança e tivemos a felicidade de uma empresa de Campo Mourão ser vencedora, o que já facilita a implantação”, frisou o secretário.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário