quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Procon e ANP fiscalizam postos de combustíveis

Da Redação

O Procon e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) iniciaram na terça-feira (21) uma operação de fiscalização nos postos de combustíveis de Campo Mourão. O intuito é apurar denúncias de irregularidades apresentadas por consumidores desde o início do ano. Nos três estabelecimentos vistoriados ontem não foi constatada nenhuma irregularidade. A operação deverá continuar até sexta-feira (24).

“Solicitamos a fiscalização da ANP porque recebemos denúncias por telefone e por constatar muitas reclamações nas redes sociais”, explicou a pastora Jurema, chefe do Procon, ao lembrar que a fiscalização é benéfica não só para o consumidor como também para o fornecedor. “O consumidor tem como saber se realmente está adquirindo combustível de qualidade e o fornecedor de comprovar a qualidade do produto que vende”, analisou.

A fiscalização da qualidade e a quantidade do combustível que vai ao tanque dos veículos nos postos, é feita pelo especialista em regulação da ANP, Jorge Augusto Darós de Moraes, de São Paulo. “A ANP faz o teste de campo, verificando a quantidade de etanol anidro na gasolina e teor alcoólico no etanol, bem como a densidade e aspecto, inclusive no diesel”, explicou Moraes.

Outra aferição feita pela ANP é se o volume de combustível oferecido está correto. Caso seja constatada irregularidade e o problema não for sanado durante a fiscalização, a bomba é interditada. “No caso da qualidade do combustível, tanto o equipamento quanto o tanque serão interditados”, informa o fiscal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário