segunda-feira, 30 de julho de 2018

Unidades de Saúde realizaram 154 testes de hepatites

Da Redação

As Unidades Básicas de Saúde realizaram 154 testes rápidos de Hepatites B e C na sexta-feira (27), em mais uma ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Só no primeiro quadrimestre de 2018, foi constatado hepatites viral em seis mulheres e oito homens em Campo Mourão.

“Para um dia o número de pessoas que procuraram foi bastante satisfatório”, analisa a enfermeira Ana Lúcia Cardoso, ao lembrar que a doença pode causar a infecção crônica do fígado e até se tornar câncer na idade adulta. Entre os sintomas da hepatite estão mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, vômitos e pele amarelada.

Ainda não se tem uma vacina para a hepatite C. A vacina contra o tipo B está disponível na rede pública e sua imunização ocorre em três doses. Profissionais do sexo, trabalhadores da área de saúde, coletores de lixo, usuários de drogas injetáveis, índios, vítimas de abuso sexual, doadores de sangue, pessoas reclusas, dentre outras podem e devem procurar as unidades de saúde para se vacinarem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário