sexta-feira, 25 de maio de 2018

Procura por vacina contra gripe é considerada baixa

Da Redação

Falta exatamente uma semana para o encerramento da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2018, um total de 74 por cento do público alvo foi imunizado no município de Campo Mourão. O índice de cobertura é considerado baixo pela Secretaria Municipal de Saúde. Crianças menores de cinco anos, gestantes e mulheres com bebês de até 45 dias são os grupos que menos tem procurado a vacina. A campanha termina na próxima sexta-feira, dia 1º de junho.

“Estamos preocupados especialmente com as crianças, que são mais vulneráveis e não tem como irem sozinhas tomar a vacina. Os pais ou responsáveis devem levá-las às unidades de saúde”, reforça a auxiliar de enfermagem, Rosangela Neves Cabral, ao acrescentar que também está baixa a adesão dos professores à campanha.

A vacina é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde e o objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza (gripe). A meta do município é imunizar 27.100 pessoas, que representa 90% do público-alvo da campanha.

Nesta campanha, o público-alvo são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.

Além da vacinação, também é recomendável precauções para evitar contato com o vírus, como higienização das mãos, uso do álcool gel, manter os ambientes bem ventilados, bem como utilizar lenços descartáveis ou cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário