sábado, 24 de março de 2018

Saúde elabora novo calendário de vacina contra febre amarela

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão elaborou um novo calendário de vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde, que passa a vigorar a partir da próxima semana (ver lista no final). A secretária municipal Rosemeire Martelo, alerta que idosos acima de 60 anos e crianças até 9 meses fazem parte do grupo que não devem tomar a vacina. Vale lembrar também que quem já foi vacinado não necessita repetir, pois uma única dose tem validade para toda a vida.

Apesar de segura, determinados grupos de pacientes com o sistema imunológico debilitado ou alérgicos a elementos do ovo, não podem tomar a vacina. Em um paciente com um sistema imunológico sadio, a vacina provoca as células de defesa para que criem anticorpos contra a doença.

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados, como o Aedes aegypti. A doença não é passada de pessoa para pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15 por cento apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. 


CALENDÁRIO DE VACINA DA FEBRE AMARELA


Segunda-feira - UBS Centro Social Urbano e Vila Urupês


Terça-feira - UBS Lar Paraná, Avelino Piacentini e Fortunato Perdoncini


Quarta-feira - UBS jardins Paulista, Tropícal, Cidade Nova e Pio XII


Quinta-feira - UBS Alvorada, Damferi e Modelo


Sexta-feira - UBS Cohapar e Copacabana


Nenhum comentário:

Postar um comentário